No dia 29 de outubro de 2024 (terça-feira), nas dependências da Câmara Municipal de Jaguaruna, foi realizado o 1º Seminário sobre o PROMAPS – Programa Mandioca de Alta Produtividade Sustentável. Este programa, idealizado pela AIMSC – Associação das Indústrias Processadoras de Mandioca e Derivados de Santa Catarina, visa aumentar a produtividade das lavouras, reduzir o uso de agrotóxicos, promover a rastreabilidade do processo produtivo, e preservar ainda mais o solo e os mananciais de água.
O evento iniciou com o presidente da AIMSC, João Paulo da Silva Teixeira, que apresentou as principais conquistas da associação nestes 20 anos de existência e reforçou a necessidade de se trabalhar em rede, em prol de um bem comum. Em seguida o Dr. Marco Antônio Sedrez Rangel palestrou sobre as vantagens do plantio direto nas lavouras de mandioca e das novas tendências de mercado, como a rastreabilidade e o crédito de carbono. Rangel enfatizou ainda que para ter acesso a essas novas ferramentas é necessária a execução de um programa, em que todos os interessados – agroindústrias, produtores, organizações públicas e entidades de classe – trabalhem conjuntamente.
Para o Superintendente Federal do MAPA em Santa Catarina, Fúlvio Brasil Rosar Neto, ações como esta são de extrema importância, pois eleva ainda mais a qualidade dos produtos oferecidos e promove a sustentabilidade no meio rural. A Secretária de Agricultura de Jaguaruna, Márcia Bitencourt de Souza, destacou a importância deste seminário. “Jaguaruna é hoje o município com a maior área de cultivo de mandioca em Santa Catarina. A Secretaria estará sempre de portas abertas para fomentar ações como esta, que geram mais renda e qualidade de vida no meio rural”, comentou a Secretária.
Participaram do encontro produtores rurais, empresários, servidores públicos, lideranças políticas e de entidades de classe. A partir de agora, a AIMSC, em parceria com as demais organizações, irá buscar recursos para a execução efetiva do PROMAPS.
FONTE: Assessoria de Comunicação da AIMSC.